Melanoma

O melanoma é um câncer de pele extremamente agressivo e com alta taxa de  mortalidade. Se não diagnosticado no início, tem elevado índice de metástases ( quando o tumor se espalha pela corrente sanguínea e se instala em outros órgãos).

Sua aparência inicial é semelhante a um nevos  (manchinha preta também conhecida como “pinta” ou “sinal”), mas no caso do melanoma, a lesão permanece crescendo, e adquire aspecto assimétrico e com cores diferentes, geralmente aspecto marrom a enegrecido, áreas mais claras e outras mais escuras. Embora amplamente divulgado pelas mídias, sintomas como coçeira ou  sangramento não são frequentes.

A incidência do Melanoma cutâneo está aumentando na maioria da população (dobra a cada 10 anos 😱), sendo o câncer mais comum na América do Norte, e o que mais mata entre os adultos jovens. 😓

Os grupos que tem mais risco de desenvolver esse tumor são:
👉 pessoas com pele  e olhos claros;
👉 história pregressa de queimaduras solares (por exemplo queimaduras de praia);
👉 casos de melanoma na família;
👉 presença de múltiplos nevos melanociticos  (“pintas” pretas ou escuras).

Quando diagnosticado e tratado na fase inicial (retirado por cirurgia) a chance de cura é de aproximadamente 90%!🙏😉

Por isso, importante o auto exame ( você examinar suas pintas😉) , principalmente se faz parte de algum grupo de risco👆. Se notar alguma mancha escurecida que esteja crescendo ou ficando difetente consulte com um dermatologista. 👍Ele vai fazer um exame que encosta uma lupa na pele (dermatoscopia) e conseguir diferenciar se seu “sinal” é benigno ou não.

Importante também  se proteger do sol :usar o filtro solar, blusas com proteção solar a chapéus, principalmente em exposições mais intensas (praia, parques, piscinas) para evitarh queimaduras!

Gostou desse artigo? Recomende-o e indique para seus amigos!
Open chat
Precisa de ajuda?