Você conhece os tipos de Filtros Solares?

Sabe as substâncias que tem dentro dos protetores solares e que conferem proteção contra o sol? São os filtros solares. Os filtros são classificados em químicos ou físicos.

O filtro mais conhecido é o químico ou ORGÂNICO, que possui substâncias que absorvem a radiação ultravioleta (altamente energética) e a transforma em radiação de baixa energia. Assim, cria uma proteção química na pele e diminui a penetração da radiação.
Protege contra raios UVA e UVB que causam manchas, envelhecimento e a maior parte dos cânceres de pele (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e Melanoma).
Os filtros químicos são “transparentes” e menos perceptíveis quando aplicados, por isso considerados com melhor cosmética.

Já os filtros Físicos ou INORGÂNICOS
são compostos por minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que ficam sobre a pele e não são absorvidos. São sustâncias opacas que que promovem uma reflexão e dispersão da radiação. Conferem proteção de amplo espectro contra os raios UVA e UVB e também contra Luz Visível. No caso da proteção contra a luz visível (que não tem nos filtros químicos) ajuda muito no controle de algumas manchas causadas pelo sol, especialmente o Melasma, que incomoda tanto as mulheres.
Os filtros Físicos por serem “opacos” ficam mais aparentes na pele, mas em compensação são mais resistentes ao suor e a água. Importante lembrar que filtro “resistente” a água NÃO é “a prova d’água”. Dependendo do tanto de água vai sair.

A proteção conferida pelos filtros solares é mensurada pelo FPS e PPD. O FPS determina o fator de proteção contra os raios ultravioleta B (UVB) e o o PPD mede a proteção contra os raios ultravioleta A (UVA).

Os novos e populares protetores com base tem uma combinação de filtros químicos e físicos, protegem contra UVA, UVB, luz visível e funcionam como “maquiagem”.

O protetor chamado de Mineral tem 100% de filtro físico, ou seja, não tem componentes químicos e não é absorvido. Ideal para peles sensíveis, alérgicas, crianças e bebês.

Na duvida, converse com o seu dermatologista sobre o melhor protetor solar para a sua pele!😉

  • Tags
Gostou desse artigo? Recomende-o e indique para seus amigos!
Open chat
Precisa de ajuda?