Melasma

O melasma é uma mancha escurecida que aparece na face e pode afetar também o colo e os braços. É considerado um grande inimigo das mulheres, e para muitas um pesadelo.

O grande causador e perpetuador do melasma é a exposição a luzes visíveis, especialmente as radiações solares.  O sol causa o melasma para quem tem a predisposição genética, e faz com que a mancha piore ou aumente. E depois de tratada pode também fazer a mancha recidivar.  Alguns fatores que podem ajudar no desencadeamento ou estimular a piora do melasma são influências hormonais, como uso de anticoncepcionais e gestação; estresse e calor ou mormaço.

Infelizmente não existe um tratamento curativo para essa mancha, mas podemos clarear e com um tratamento de manutenção manter esse clareamento. Importante sempre evitar o sol, pois qualquer descuido pode fazer com que a mancha recidive.

Existem diversos tratamentos para amenizar o quadro do melasma, dentre eles o uso cremes com ácidos retinóico, glicóico, hidroquinona e outros. Em consultórios podemos fazer pellings e laseres específicos para manchas. Um tratamento que recentemente tem se mostrado efetivo e mais duradouro para a melhora do melasma é o Microagulhamento. Normalmente são indicadas 3 sessões com intervalo de 30 dias entre as mesmas e depois uma sessão quando necessário para a manutenção.

Outro tratamento coadjuvante e que contribui no controle do melasma é o uso de antioxidantes orais, que ajudam a dimuniur a sensibilidade da pele ao sol, e geralmente são usados de forma contínua.

Mas sem dúvida, o fator mais importante durante o clareamento e durante a manutenção do tratamento é o uso de um fotoprotetor adequado. E o fotoprotetor mais indicado para proteger o melasma são os protetores com cor. Esses protetores com cor ou base, conferem uma proteção física, que bloqueia e impede a passagem dos raios solares e das luzes visíveis até a pele. Então para rostos com melasma o recomendado é usar sempre protetores com cor, cerca de duas vezes por dia. Além de proteger, disfarçam a mancha e já deixam a rosto maquiado. E cuidado, porque maquiagem não é o mesmo com fotoprotetor com base.

Gostou? Então veja mais artigos no nosso blog.

Gostou desse artigo? Recomende-o e indique para seus amigos!
Open chat
Precisa de ajuda?