Melanoma

O melanoma cutâneo  é um câncer de pele extremamente agressivo e com alta taxa de  mortalidade. Se não diagnosticado no início, tem elevado índice de metástases ( quando o tumor se espalha pela corrente sanguínea e se instala em outros órgãos).

Sua aparência inicial é semelhante a um nevos  (manchinha preta também conhecida como pinta ou sinal), mas no caso do melanoma, a lesão permanece crescendo, e adquire aspecto assimétrico e com cores diferentes, mas sempre com áreas enegrecidas. Embora amplamente divulgado pelas mídias, sintomas como coçeira ou  sangramento não são frequentes.

A incidência do Melanoma cutâneo está aumentando na maioria da população (dobra a cada 10 anos), sendo o câncer mais comum na América do Norte, e o que mais mata entre os adultos jovens.

O grupo que tem mais risco de desenvolver esse tumor são pessoas com pele  e olhos claros, ou história pregressa de queimaduras solares, ou casos na família de melanoma  ou presença de múltiplos nevos melanociticos  (“pintas” pretas ou escuras).

Quando diagnósticado e tratado na fase inicial (retirado por cirurgia) a chance de cura é de aproximadamente 90%.
Por isso, importante o auto exame, principalmente se você faz parte de algum grupo de risco. E se notar alguma mancha escurecida que esteja crescendo ou ficando difetente se consulte com um dermatologista. Ele vai fazer um exame que encosta uma lupa na pele (dermatoscopia) e conseguir diferenciar se seu “sinal” é benigno ou não.

É importante usar o filtro solar principalmente em exposições mais intensas (praia, parques, piscinas) para evitar queimaduras!

Gostou desse artigo? Recomende-o e indique para seus amigos!
Open chat
Precisa de ajuda?